Histórico


Na tentativa de levantar a memória desta Casa Espírita que nos acolhe, que nos esclarece e que já tem uma larga escala de serviços assistenciais, quer no aspecto espiritual, quer no moral, no início de 1999 foi formada uma comissão para tratar dos assuntos pertinentes à comemoração dos seus 50 anos de existência. A primeira tarefa foi peregrinar pelas ruas desta cidade à procura dos fundadores ou dos primeiros frequentadores, que pudessem nos dar algumas informações, a fim de que levantássemos sua memória, para que os anais ficassem para a posteridade. Após localizar e entrevistar um pequeno número de pessoas, conseguimos alguns subsídios.

O Centro Espírita Irmão Adriano, CEIA, fundado em 10 de junho de 1949, teve, inicialmente, sua primeira sede na Av. São Raimundo no bairro Piçarra, cujo sócio, o Dr. Eli Nunes, assim o denominou, em gratidão a uma entidade espiritual que cuidara dele no Rio de Janeiro, quando se encontrava em tratamento médico e que se chamava Adriano. Ao retornar a esta capital, cumpriu o prometido, fundar um Centro Espírita, e hoje herdamos esta seara de luz que teve como seu primeiro presidente o Cap Marcelino Alves Filho, já desencarnado.
Passados alguns anos, o então prefeito de Teresina, Cel Jofre do Rego Castelo Branco, fez a doação de todo o lote de terreno onde hoje se localiza o CEIA, para onde foi transferido após sua construção. Naquela época não tinha água, nem energia elétrica; as reuniões aconteciam à luz de lampião e o número de trabalhadores era reduzidíssimo. Para se chegar à Casa, no período invernoso, era necessário usar canoa ou, praticamente, atravessar a nado a grande grota que existia.
Nos primeiros anos, o Centro funcionava às segundas, quartas e sextas-feiras, com sessões de desenvolvimento mediúnico, palestras públicas e desobssessão. Foram importantes passos na divulgação da doutrina, no trabalho silencioso de ajuda ao próximo, esclarecendo(encarnados e desencarnados), desmistificando e consolando aqueles que aqui adentraram e adentram, até os dias atuais.
Durante esta trajetória, houve muitas dificuldades, mas, também, muitas conquistas e muitos avanços no que tange à caridade material e espiritual ao longos destes 60 anos, desde o atendimento médico, odontológico, cursos ministrados, como: Artesanato em flores, sachê, enxoval do bebê, distribuição de sopa e pães na periferia da cidade, creche, sopa para idosos, aos domingos, desde 1986, portanto, 23 anos desta atividade, além do programa do governo federal, quando distribuiu, para a comunidade do bairro Monte Castelo, ticket de leite. Tudo isso simultâneo à assistência espiritual, com atividades já existentes, mais a implantação do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, Atendimento Espiritual - AE e Atendimento Fraterno - AF.
Assim, a caminhada prossegue... buscando-se extrair o máximo de proveito das experiências vividas, para realizar no presente, todavia, com olhos fixos no futuro, um trabalho cada vez mais consciente, transparente, altruístico, respaldado nos exemplos do Mestre Jesus Cristo, nos ensinamentos do Espírito de Verdade, trazido a lume pelo mestre Lionês, Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome verdadeiro de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário